O desmanche do espírito público

Imagine uma sociedade primitiva onde cada indivíduo sabe uma gama enorme de coisas: pescar, caçar e fazer previsões pelo céu, recebendo e transmitindo essas habilidades de geração em geração. Apesar de cada indivíduo ser capaz de fazer coisas muito distintas, seus semelhantes da comunidade fazem coisas parecidas entre si.

Em sociedades modernas cada indivíduo faz uma parte muito reduzida de cada processo. Você pode ser um contador que não sabe nada de Direito, e por isso precisaria contratar um advogado para resolver um litígio. Você pode ser um advogado que não entende nada de Contabilidade, e por isso precisaria contratar um contador para resolver seu imposto de renda. Apesar dessa interdependência, tudo é feito de forma extremamente produtiva. Há um alto grau de especialização. O alimento que chega à nossa mesa passa pelos fazendeiros; por indústrias de processamento; pela vigilância; pela comercialização; a previsão do tempo é feita apenas por poucos indivíduos, mas com um grau de precisão muito maior, que com os meios de comunicação atuais chegam em todos os cantos. Assim, como já dizia Adam Smith, a especialização e a divisão do trabalho são a causa das riquezas das nações.

Sociedades ricas do ponto de vista material são sociedades complexas. Ou seja, sociedades em que diversas coisas são produzidas com alto grau de precisão o tempo todo. A divisão do trabalho e a especialização são marcas do sistema capitalista, que se baseia no ímpeto da concorrência para gerar cada vez mais produtos mais atrativos com baixos preços.

O empresário buscará sempre maiores lucros. Para tanto, ele tem dois instrumentos: ou aumenta seu preço ou diminui seus custos de produção. Pensemos em um mercado altamente concorrencial com muitas empresas produzindo aquele produto, maquininhas de cartão, por exemplo. O empresário pode aumentar muito o preço da maquininha, no entanto, com muitas outras empresas no mercado com preços menores, ele venderá muito pouco ou quase nada. Agora, se ele tentar a outra estratégia, de diminuir seus custos de produção, operação etc., o empresário poderá manter o mesmo preço de mercado, obtendo a mesma receita, mas com um custo menor, isto é, um lucro maior. Num primeiro momento ele conseguirá esse lucro fora do comum, que é o que Schumpeter chama de lucro extraordinário. Mas como estamos em um mercado altamente concorrencial, os outros empresários buscarão imitar seu processo de produção e operação para terem mais participação de mercado, aumentarão sua produtividade e, como consequência, diminuirão os preços. Pense nesse processo ad ifinitum, até tudo se normalizar nesse mercado.

Contudo, esse espírito de especialização e concorrência que proporciona altos ganhos de produtividade levaram a outras consequências que não apenas a prosperidade material nunca antes vista na história da humanidade. Ela leva à incrustação de uma nova maneira de relacionamento e cria, nas palavras de Dardot e Laval (2016), uma nova racionalidade.

Segundo estes autores, com o aprofundamento da lógica da concorrência, o modus operandi de se pensar questões mercantis se estende a todos os campos de nossa vida privada. O cálculo econômico se incrusta em coisas sutis. Um exemplo é a habitação: há pouco tempo não se mensurava custo-benefício de uma casa própria e via racionalidade econômica em viver de aluguel por opção. Ter uma casa era uma coisa boa em si, coisa de primeira necessidade e o raciocínio de custo de oportunidade era utilizado apenas para os bens que tinham a finalidade econômica. Assim “a nova razão do mundo” tem traços competitivos e empresariais e cria um novo sujeito, com nova subjetividade: o denominado sujeito-empresa.

A lógica competitiva, então, entra em todas as esferas da nossa vida, empregando um estilo de vida totalizante, que exige tudo do sujeito-empresa para a eficiência e este é completamente responsabilizado por suas escolhas e resultados. Esse grau de individualismo e necessidade de alta performance alcança então todas as dimensões humanas e cria nichos de mercado para proporcionar novas formas de desempenho, que se incrustam na mente dos indivíduos: os grandes heróis são atletas de alta performance como Bolt e Cristiano Ronaldo, e não banqueiros.

Alastram-se coaches e técnicas que vão de palestras motivacionais à meditação ou programação neurolinguística que visam levar a autossuficiência e autoconfiança, com maior grau de eficiência em todos os seguimentos da vida – a profissional, física, amorosa, espiritual etc. Contudo, essa forma de sociabilidade hiperindividualizada, em vez de tornar o indivíduo resiliente, amplia o estresse, a frustração, os assédios, a depressão, a ansiedade e a solidão. E a resposta a essas crises está sempre na medicalização da vida. Os grandes heróis continuam sendo atletas de alta performance e os padrões continuam sendo os mais altos visualizados pelo filtro do Instagram (mesmo sem o contador de likes).

Essa forma exacerbada de individualismo remonta a contradições próprias do pensamento liberal. Dentre elas estão  a corrente utilitarista de Stuart Mill e a concorrencialista de Spencer.

Para a primeira,  a finalidade das ações públicas deve a felicidade do maior número possível de pessoas, levando, portanto, a possibilidade de questionar propriedade e justificar a atuação estatal, por exemplo.

Ao passo que para a corrente concorrencialista, inspirada em Darwin (e, por isso, conhecida como darwinismo social) fazer justiça social consiste exatamente em recompensar os méritos dos habilidosos e punir os mais fracos. Assim, o combate à desigualdade é considerado anti-natural e uma grande inversão de valores que favorece os piores em detrimento do esforço dos melhores e destrói a liberdade.

Segundo Nietzsche essa inversão de valores com a substituição das “virtudes afirmativas da vida” pelas virtudes “negadoras da vida” são produtos de religiões monoteístas. Na antiguidade, as qualidades do leão (ou da aristocracia) – força, vitalidade e poder – eram as virtudes celebradas. Na modernidade, as características do cordeiro (ou do escravo) – humildade e indefesa – tornaram-se mais vistas como virtude.

Assim como no reino animal, em Esparta o natural era que apenas os fortes sobrevivessem, e que qualquer indivíduo mais fraco fosse condenado a viver de acordo com a própria sorte. Com o desenvolvimento das sociedades e fortalecimento de religiões monoteístas, cria-se uma cultura de valorização das virtudes “negadoras da vida”, com a manutenção e proteção dentro da sociedade de indivíduos fragilizados. Cria-se uma série de mecanismos morais dentro de um corpo mais complexo que parte de grandes marcos civilizatórios com outro espírito de virtude. Com a sensação de pertencimento, criamos a ideia de uma civilização baseada em princípios como o da solidariedade, da coletividade e da cooperação e, portanto, do espírito púbico.

Contudo, como vimos, principalmente ao longo do último século, ao passo em que a sociedade se desenvolvia do ponto de vista econômico, a lógica da concorrência, a criação da nova racionalidade e a constituição do sujeito-empresa levam a um individualismo extremado que busca resgatar as “virtudes afirmativas da vida”.

É a difusão da ideia de que só se constrói o bom com valorização das virtudes realmente boas, que parte da ideia de conservar o status quo, que adota como inimigo pautas “politicamente corretas” de defesa de minorias. Contraditoriamente é com um discurso conservador judaico-cristão, que em parte levou a inversão e valorizou moralmente “fracos e oprimidos”, que isso ocorre.

Essa contradição é evidenciada pela análise do historiador Paulo Pachá da UFF. Pachá analisa a extrema-direita mundial e seu fascínio pela Idade Média, que é baseado em uma visão historicamente equivocada e moralmente problemática do período. De acordo com o historiador, a caracterização das Cruzadas como um acontecimento no qual homens viris e brancos impuseram belicamente o cristianismo na Europa é completamente errônea, e infelizmente é justamente essa branquitude europeia sexista, cristã e armamentícia que seduz as mentes reacionárias. É exatamente o resgate desses princípios que são ameaçados mundialmente por uma onda progressista que leva o resgate do discurso das virtudes aristocráticas (do leão). – saúde, força e riqueza – em detrimento das virtudes do escravo (do cordeiro) – doença, fraqueza e pobreza – nos termos de Nietzsche. É assim que o cristianismo reacionário e conservador coloca o punitivismo e a moralidade imposta no lugar do perdão e da caridade.

Assim, o individualismo intenso compromete o espírito público e a manutenção de valores que pareciam irretroagíveis em sociedades com marcos civilizatórios como o da solidariedade, fraternidade e da cooperação. E os retrocessos não param apenas no desmanche do corpo estatal de proteção social, a própria sociedade civil organizada passa a estar sob ataque no mundo todo. E a medida que a crise se estende, mais parece se aprofundar a racionalidade geradora: mais o sujeito-empresa é preso na ideia de concorrência em todos os campos da vida, em detrimento do sentido de liberdade dos liberais utilitários: a felicidade para o maior número possível de pessoas.

Ludmila Azevedo

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**As ideias contidas nos textos traduzirão as opiniões/pensamentos do autor, não de todos os membros do grupo.

Um comentário sobre “O desmanche do espírito público

  1. Texto bem escrito e que, como é costume da autora, leva à reflexão. Parabéns, Ludmila (ou pode chamar a amiga de Lud por aqui?).

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